Consórcio das Artes

Associação de costureiras ganha novo espaço em Laguna

Terça, 10 de Março de 2015, às 19:39
As profissionais visam aumentar a produção e vender os produtos no mercado As profissionais visam aumentar a produção e vender os produtos no mercado

As 18 costureiras da associação Arco-Íris, em Laguna, estão preparando mudança para um novo espaço. O terreno será cedido pela prefeitura, e o pavilhão será doado pelo Consórcio Ponte de Laguna. O novo local oferecerá a estrutura necessária para o trabalho que já está em expansão. "Além da costura, agora estamos trabalhando com estamparia também", conta Valmira Gonçalves, presidente da Arco-Íris.

A associação integra o projeto Consórcio das Artes, parceria entre o Instituto Camargo Corrêa, o Consórcio Ponte de Laguna e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com execução do Instituto Meio, cujo objetivo é a estruturação de grupos artesanais de Laguna para geração de trabalho e renda. A Casa das Artes é fruto desse trabalho, ela reúne artesãos locais em um espaço que já virou ponto turístico de Laguna. Em dezembro de 2014 a casa completou um ano.

A associação Arco-Íris iniciou no Consórcio como integrante da Casa das Artes, vendendo suas peças a turistas, mas mudou seu foco de atuação com o tempo. "As costureiras da associação tem como foco aumentar sua escala de produção e vender seus produtos para o mercado de lojistas", afirma Renata Costa, analista de Investimento Social em Obras do Instituto Camargo Corrêa.