Grandes Obras pela Infância

Camargo Corrêa cria pós-graduação inédita em Direito da Criança e do Adolescente, em Fortaleza

Segunda, 20 de Outubro de 2014, às 19:05
O ICC está financiando 20 vagas para educadores, supervisores, técnicos da rede municipal, integrantes de ONGs e conselhos tutelares, entre outros O ICC está financiando 20 vagas para educadores, supervisores, técnicos da rede municipal, integrantes de ONGs e conselhos tutelares, entre outros

Unir a academia e o poder público para tratar, de forma didática, sobre a intensificação do combate à exploração sexual da criança e do adolescente, no Brasil, aproximou o ICC - Instituto Camargo Corrêa, braço de responsabilidade social do Grupo Camargo Corrêa, e Antônia Lima Souza, promotora da Justiça da Infância e da Adolescência do Ministério Público do Ceará.

Do encontro, que aconteceu há dois anos em virtude das obras da Construtora Camargo Corrêa no projeto Vila do Mar, em Fortaleza, surgiu a ideia da criação do primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Criança e do Adolescente. A iniciativa se tornou realidade e, desde o início do mês de outubro, a Especialização Interdisciplinar acontece dentro da Universidade Estadual do Ceará, com apoio da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará e da Escola Superior do Ministério Público do Ceará.

O objetivo principal do curso é estudar o Estatuto da Criança e Adolescente, assim como os marcos legais nacionais e internacionais referentes aos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A abordagem se dá em diferentes eixos: epistemológico, histórico, educacional, político, social, psicológico, administrativo e legal. "Identificamos a necessidade de capacitação dos atores que precisam garantir os direitos das crianças e dos adolescentes", diz Francisco Azevedo, diretor do ICC.

São 56 vagas e a carga horária de 480 horas, com exigência presencial (1 ano e meio de duração). Há oito vagas para juízes, oito para promotores, oito para procuradores, oito para defensores públicos e quatro para delegados, que serão custeadas pelo Ministério Público. O Instituto Camargo Corrêa vai financiar 20 vagas para educadores, supervisores, técnicos da rede municipal, integrantes de ONGs e conselhos tutelares, entre outros. A aula inaugural foi ministrada no dia 7 de outubro.

O Curso de Especialização Interdisciplinar em Direito da Criança e do Adolescente terá aulas expositivas, seminários, discussão de textos, apresentação de assuntos polêmicos e relevantes e respectivos debates, trabalho de campo efetuado por meio de visitas monitoradas a instituições prisionais e equipamentos públicos e privados que assistem crianças e adolescentes, elaboração e apresentação de monografia.

Como parte de sua política de responsabilidade social, a Construtora Camargo Corrêa realiza em parceria com a ONG Childhood, em qualquer obra que mobilize no Brasil ou no exterior, o programa Grandes Obras pela Infância, que sensibiliza a comunidade sobre o exercício da cidadania e fortalecimento do sistema de Justiça e rede de atendimento de crianças e adolescentes.

Em Fortaleza, no Vila do Mar, realizado no Grande Pirambu, a Construtora Camargo Corrêa já requalificou a orla em um projeto urbano e socioambiental que cobriu 5 km em uma das áreas com maior densidade populacional da cidade. A obra ofereceu à comunidade calçadão, parque e via de acesso. "Com grande parte das obras já realizadas, o projeto está reformulando a infraestrutura da região considerando as demandas de inclusão social e de promoção de oportunidades de desenvolvimento. E a articulação da Camargo Corrêa, junto a outros importantes atores, para que o curso de pós-graduação aconteça faz parte do nosso compromisso na região", diz Sergio Marques Leite, gerente das Operações na Região Nordeste.

O curso de pós-graduação é o quinto projeto desenvolvido pela Construtora na região em sintonia com as demandas da comunidade. No começo do ano, por exemplo, foi inaugurada uma fábrica de pranchas de surfe, projeto de geração de renda que reuniu 23 pequenos fabricantes da comunidade do Pirambu em uma cooperativa.

Fotos-aula-inaugural-1 pAula inaugural aconteceu no dia 7 de outubro, na Universidade Estadual do Ceará

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando o desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, desenvolve quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam. Atualmente 152 projetos são desenvolvidos em 64 municípios brasileiros beneficiando diretamente 23,5 mil pessoas.