Indústria Naval

Construção do petroleiro Zumbi dos Palmares entra na reta final

Segunda, 18 de Fevereiro de 2013, às 19:18
Alessandro Pedrosa - Estaleiro Atlântico Sul, Ipojuca, PE Alessandro Pedrosa - Estaleiro Atlântico Sul, Ipojuca, PE

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) prepara-se para realizar durante o primeiro semestre de 2013 os últimos ajustes antes da entrega do petroleiro Suezmax "Zumbi dos Palmares". O navio é a segunda embarcação encomendada pela Transpetro à empresa, dentro do programa para modernizar e expandir a frota nacional.

Com 100% da estrutura finalizada, a "Zumbi dos Palmares" recebe os últimos equipamentos necessários para o funcionamento dos instrumentos, dos sistemas elétricos e de segurança. Serão concluídas ainda a pintura e a instalação de âncoras, amarras e serviços complementares na cabine de comando, no passadiço e nas acomodações.

 

Do corte das chapas até o final de todos os testes de operação, mais de 1.600 trabalhadores terão sido envolvidos no projeto. Números à altura do porte do petroleiro, que tem capacidade para transporte de 1 milhão de barris, porte bruto de 157,7 mil toneladas e as dimensões máximas (274,2 metros de comprimento e 48 metros de largura) para cruzar o Canal de Suez.

Para atender ao Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF) da Transpetro, o EAS passou por uma grande reestruturação. "O resultado dos investimentos em treinamento, segurança e infraestrutura garantiu produtividade e velocidade", diz o presidente do EAS, Otoniel Reis.