Voluntariado

Construtora comemora ações sociais desenvolvidas nos entornos da UHE Jirau

Sexta, 06 de Dezembro de 2013, às 16:40
O voluntariado empresarial faz parte da politica de responsabilidade social do Grupo Camargo Corrêa O voluntariado empresarial faz parte da politica de responsabilidade social do Grupo Camargo Corrêa

O Dia Internacional do Voluntariado é comemorado em todo o mundo no dia 5 de Dezembro. Porém, as empresas do Grupo Camargo Corrêa incentivam seus profissionais a atuar como voluntários, doando tempo, trabalho e talento, para causas de interesse social ao longo de todo o ano.

Atualmente, o voluntário empresarial é um dos principais braços na politica de responsabilidade social do Grupo, que, por meio do Instituto Camargo Corrêa, promove iniciativas e ações de voluntariado pelo Ideal Voluntário.

 

A Construtora Camargo Corrêa, por exemplo, já promoveu 16 ações com as comunidades do entorno da obra da Usina Hidrelétrica Jirau que vão desde mutirões nas escolas para as melhorias das estruturas físicas e doações de livros até comemoração de datas especiais como o natal, páscoa e dia da criança.

"Fazer com que os profissionais se interessem pelo voluntariado segue o código de conduta da empresa, que procura atuar junto às comunidades do entorno da obra, com harmonia, respeitando suas tradições culturais e buscando sempre desenvolver os locais por onde passa", afirma Cristiane Tessaro, supervisora de Recursos Humanos da Construtora

A proposta de gerar transformação social a partir do voluntariado promove a cidadania e estimula o desenvolvimento de uma sociedade participativa e a prática de valores humanos. Uma pequena ação gera mudanças significativas para muitos, como é o caso da Escola Municipal Floriza Bouez, de Guajará Mirim, que foi beneficiada com o mutirão. "A escola estava em decadência, precisávamos de muita ajuda. As cadeiras estavam em péssimo estado e as crianças reclamavam do calor, agora temos cadeiras, instalaram uma central de ar condicionado, muita coisa mudou. Foi maravilhoso", comentou Gigliane do Nascimento, moradora da localidade.

Funcionária do setor de Responsabilidade Social da Construtora Camargo Corrêa, Luzia Pacheco se diz realizada por cumprir seu papel como cidadã. "Acreditar que podemos fazer a diferença e trazer de volta a oportunidade de sonhar das pessoas não tem preço".

O trabalho voluntário é, cada vez mais, uma via de mão dupla: não só de generosidade e doação, mas também abertura a novas experiências, oportunidades de aprendizado, prazer de se sentir útil, criação de novos vínculos e afirmação do sentido comunitário. "Toda vez que você atua com a comunidade e pratica o bem você se fortalece como cidadão em busca de um Brasil melhor", concluiu Cristiane.

Fonte: Comunica