Profissionais do Futuro

Construtora Camargo Corrêa forma jovens aprendizes nas obras da UHE Jirau

Quinta, 21 de Fevereiro de 2013, às 15:06
Essa foi a primeira turma do curso de jovens aprendizes Essa foi a primeira turma do curso de jovens aprendizes

Uma turma de 43 alunos comemoraram a formatura do curso de Assistente de Produção para jovens aprendizes, no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia. Oferecido pela Construtora Camargo Corrêa, o curso teve uma carga horária de 1600 horas/aula, divididas em aulas práticas e teóricas. Essa foi a primeira turma que se desenvolveu também com experiências práticas.

No curso, as lições práticas foram realizadas em diversos setores da construtora, como as áreas de Engenharia, setores de Recursos Humanos, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, entre outros. Já as aulas teóricas foram desenvolvidas pelo SENAI de Rondônia no Centro de Treinamento do canteiro de obras.

"Além desse projeto, temos outros, como o Geração Sustentável, em que nós atendemos cerca de 11mil profissionais e muitos deles já estão na própria Camargo Corrêa e outros disponibilizados com capacitação para o mercado estadual", explica Walmir Luís Picolotto, gerente de recursos humanos da Construtora Camargo Corrêa.

Segundo Elsa Ronsoni Pereira, diretora da Escola SENAI Marechal Rondon, a educação é o caminho para a inclusão social. "A mudança vem com a educação. Quanto mais as pessoas estudarem, quanto mais às pessoas se capacitarem e quanto mais estudo tiverem, mais oportunidades de trabalho elas terão", disse a diretora.

Para o formando Felipe Alves, de 19 anos, a capacitação vai suprir o problema da falta de experiência que os jovens enfrentam à procura do primeiro emprego. "Foi uma porta de entrada para nós aprendizes, que tivemos esta oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Para o jovem sem experiência é mais complicado conseguir um emprego melhor, mas com capacitação tudo é diferente", afirmou.

A formatura do curso de Assistente de Produção foi realizada nos períodos da manhã e da tarde. Dezenove alunos se formaram com a turma da manhã e 24 com a turma da tarde.