Indústria Naval

Estaleiro Atlântico Sul lança ao mar petroleiro "Zumbi dos Palmares"

Sexta, 23 de Novembro de 2012, às 23:09
Petroleiro está com 100% da estrutura pronta e 80% do acabamento executado Petroleiro está com 100% da estrutura pronta e 80% do acabamento executado

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape, PE, realizou hoje, 23 de novembro, a flutuação (lançamento) do petroleiro Suezmax "Zumbi dos Palmares". Esta etapa é um dos marcos mais importantes na construção da embarcação. O navio está com 100% da estrutura pronta, 80% do acabamento executado e todos os 237 equipamentos na posição final.

 

Para a operação, foi mobilizada uma força de trabalho de aproximadamente 300 funcionários do EAS, a fiscalização da Transpetro (que encomendou o navio) e a classificadora internacional responsável pela certificação do navio, o American Bureau of Shipping (ABS). A classificadora emitiu no dia 31 de outubro passado, a chamada "Liberação de Flutuação", atestando que o "Zumbi" atende a todas as condições técnicas exigidas para a saída do dique seco. O navio foi rebocado do dique – alagado até a equalização com o nível do mar - para o cais do EAS.

No primeiro semestre de 2013, o "Zumbi" sairá do cais para testes e, em seguida, para a entrega à Transpetro. Segundo Otoniel Reis, presidente do EAS, "é muito gratificante chegar a mais esse momento e pensar no quanto estamos crescendo e produzindo. Implementamos um processo amplo de reestruturação da empresa e investimos em treinamento contínuo de nossa mão de obra e em segurança. Isso se somou ao fato de nossos trabalhadores estarem mais experientes e à nossa estrutura de alta capacidade. O resultado foi mais produtividade", afirma.

Além do "Zumbi dos Palmares", o EAS está construindo os Suezmax 3 e 4 do PROMEF. O navio C-003 está em fase de edificação, com cerca de 40 % da estrutura edificada. O Suezmax C-004 se encontra em fase inicial de montagem de blocos. Esses são os primeiros petroleiros produzidos no Brasil com o padrão das mais modernas embarcações para transporte de petróleo em operação no mercado internacional.

Petroleiro "Zumbi dos Palmares"

  • Capacidade: 1 milhão de barris
  • Porte bruto (peso da embarcação mais a carga máxima): 157,7 mil toneladas
  • Tipo de navio: Suezmax
  • Comprimento total: 274,2 metros