Prêmio Aluno Nota 10

Instituto Alpargatas premia alunos destaques nos estados da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais

Quarta, 10 de Dezembro de 2014, às 16:25

Há 11 anos o Instituto Alpargatas realiza o Prêmio Aluno Nota 10Há 11 anos o Instituto Alpargatas realiza o Prêmio Aluno Nota 10

Mais de 70 mil alunos participaram do Programa Topper de Educação pelo Esporte, liderado pelo Instituto Alpargatas, na Paraíba, Pernambuco e em Minas Gerais só em 2014. Os professores de educação física prepararam projetos interdisciplinares para trabalhar conteúdo de diversas matérias ao mesmo tempo, juntos com os gestores estudaram como criar um ambiente nas escolas com práticas melhores e com os alunos se envolvendo mais nas ações desenvolvidas ao longo do ano. Agora, os melhores projetos serão reconhecidos. Ideias vencedoras de anos anteriores vêm deixando um legado importante e transformando a forma de pensar em educação para crianças e adolescentes.

Entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, mais de 3 mil estudantes que participaram das atividades do Instituto Alpargatas e se destacaram em suas escolas receberam o Prêmio Aluno Nota 10. Cada uma das 308 escolas participantes criou um comitê formado pelo gestor escolar, professores e funcionários para avaliar os alunos nos quesitos: melhor desempenho e frequência escolar, assiduidade (só concorrem alunos com pelo menos 85% de presença nas aulas) e disciplina. A entrega do prêmio acontecerá em cada uma das 11 cidades onde o Instituto Alpargatas mantém o Programa Topper e vem para provar que saber é poder e temos que incentivar cada vez mais a educação no país.

Há 11 anos, o Instituto realiza o Prêmio Aluno Nota 10. "Nós percebemos que o Prêmio incentiva a participação dos estudantes a se engajarem mais nas atividades escolares. Ano a ano vemos resultados expressivos nos estados de Paraíba e Pernambuco. E em Montes Claros (MG), onde completamos o primeiro ano de projeto, o prêmio acontece pela segunda vez. Alunos, professores e gestores receberam muito bem o Programa Topper de Educação Pelo Esporte e o resultado já é muito expressivo", comenta Berivaldo Araújo, diretor-executivo do Instituto Alpargatas.

Em Campina Grande, a Escola Estudante Leonardo Vitoriano Guimarães é um grande exemplo de instituição que não poupa esforços para dar a melhor educação aos seus alunos. Criada há seis anos e inserida em um dos bairros mais violentos da cidade, a escola tem o segundo melhor IDEB do estado da Paraíba. O Programa Topper de Educação Pelo Esporte é desenvolvido pelo professor de Educação Física Edvaldo Fernandez da Silva, que este ano criou um projeto no qual resgata as origens afrodescendentes e mistura música, dança e história.

O Aluno Emanuel Messias de nove anos foi contagiado pelo Programa, chegou à escola com o grande desafio de melhorar sua leitura e escrita e com a ajuda dos diretores e professores hoje é um dos estudantes mais ativos nas atividades escolares. " Tentamos sempre melhorar a autoestima e cidadania das crianças. O Emanuel entrou na escola com um comportamento agitado e com dificuldades na leitura, hoje ele é o primeiro a se dispor para fazer as leituras em classe. Temos muito a agradecer pelo incentivo do Instituto Alpargatas que é nosso parceiro nessa caminhada", comenta Socorro Dias, diretora adjunta da escola.