Programa de Educação

Instituto Alpargatas realiza mostra cultural em escolas de Campina Grande

Sexta, 11 de Julho de 2014, às 14:03
Cerca de 400 estudantes das escolas municipais Leonardo Vitorino e Maria Salomé participaram das atividades Cerca de 400 estudantes das escolas municipais Leonardo Vitorino e Maria Salomé participaram das atividades

O Programa de Educação para Cultura continua em ação em 2014, levando conhecimento por onde passa. Um exemplo disso é o projeto Dançando & Cantando as Raízes da Cultura Brasileira – Manifestações Culturais Afrodescendentes, Musicalidade e Dança, realizado nas escolas públicas de Campina Grande (PB), no primeiro semestre do ano.

Em parceria com a Secretaria de Educação de Campina Grande, o Instituto Alpargatas (IA) promoveu, em junho, dois eventos deste projeto nas escolas municipais Leonardo Vitorino e Maria Salomé.

Com a participação de aproximadamente 400 estudantes e familiares, foram feitas apresentações de maracatu, maculelê, capoeira e peças teatrais, além das visitas às exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Todos esses trabalhos foram reflexos dos estudos e vivência da cultura afrodescendente, como forma de aprendizagem na escola.

"Para nós e principalmente para os alunos, o novo formato do programa vem tendo um espetacular aproveitamento. Trabalhamos a interdisciplinaridade na educação integral, como o estudo da história dos heróis negros, da cultura, culinária e costumes, como forma de melhor entendimento da história do nosso país. A gramática foi igualmente exercitada com o aprofundamento do ABC afro. Todo trabalho é canalizado para a melhoria do aprendizado na escola." conta Berivaldo Araújo, Diretor-executivo do IA.