Mobilização Social

InterCement e Instituto Camargo Corrêa em defesa dos direitos da primeira infância

Segunda, 18 de Maio de 2015, às 18:55
17 municípios brasileiros participam de atividades voltadas às gestantes, pais, crianças e profissionais de saúde e educação 17 municípios brasileiros participam de atividades voltadas às gestantes, pais, crianças e profissionais de saúde e educação

Uma eficiente estratégia de mobilização social de gestantes, pais, profissionais de saúde e assistência social, a Semana do Bebê já tem seu lugar cativo no calendário do Instituto Camargo Corrêa (ICC). Com o objetivo de tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos (primeira infância), o ICC, que é o braço de investimento social do Grupo Camargo Corrêa, realiza, em maio e junho, a Semana do Bebê em 17 municípios onde a empresa tem plantas industriais.

Entre os dias 25 e 31 de maio, as atividades se concentrarão em Brumado, Campo Formoso (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), , João Pessoa (PB) e São Miguel dos Campos (AL). E de 8 a 14 de junho as ações serão nas cidades de Bodoquena (MS), Cezarina (GO), Ijaci, Pedro Leopoldo, Santana do Paraíso (MG). Os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul já receberam a mobilização durante os dias 11 e 17 de maio.

"Muitos desses projetos nascem de oportunidades e desafios que encontramos durante essa semana de mobilização. Em Apiaí e Itaóca (SP), Brumado (BA), São Miguel dos Campos (AL), Bodoquena (MS) e Nova Santa Rita (RS), a Semana do Bebê virou política pública e entrou para o calendário. Nossa expectativa é que o mesmo ocorra em todos os municípios", diz Jair Resende, superintendente do Instituto Camargo Corrêa.

Neste ano serão realizadas atividades em equipamentos públicos e privados com gestantes, pais, crianças e adolescentes; seminários e palestras para profissionais de saúde, educação e assistência social (confira a agenda completa de cada cidade no final do texto).

"A primeira infância deve sempre ser o centro das ações e atenções das comunidades e do poder público", diz Francisco Azevedo, diretor-executivo do Instituto Camargo Corrêa (ICC). Os municípios já participam do Programa Infância Ideal, iniciativa do ICC que visa complementar e fortalecer ações desenvolvidas pelo poder público e organizações da sociedade civil em relação ao bebê e à criança pequena em localidades onde as empresas do grupo possuem fábricas.

Como parceiro operador deste projeto desde 2013, a BemVindo (Grupo de Apoio a Gestantes e Adolescentes), faz a gestão administrativa e financeira da semana, viajando para a localidades desde o ano passado. O saldo das visitas é um levantamento das principais necessidades de cada município e a consolidação das ideias que podem virar realidade. O evento realizado pela InterCement, com o apoio do ICC conta com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com a cessão da cartilha "Todos Juntos pela Primeira Infância".

O Instituto Camargo Corrêa auxiliou na construção do plano de ação para a mobilização e sensibilização das organizações e do poder público de cada município. A iniciativa é inspirada na Semana do Bebê realizada em Canela (RS) desde 2000. Cerca de 200 municípios em todo o Brasil já realizaram o evento, que não segue um calendário fixo.

 

Agenda Semana do Bebê Brumado e Campo Formoso

Agenda da Semana do Bebê Cabo de Santo Agostinho 2105

Agenda Semana do Bebê João Pessoa 2015

Agenda Semana do Bebê São Miguel dos Campos 2015