Venezuela

Plano de sustentabilidade promove engajamento de comunidades em Tuy IV

Sexta, 19 de Julho de 2013, às 18:13
Representantes da Construtora Camargo Corrêa e do projeto Tuy IV em reunião com membros da comunidade local Representantes da Construtora Camargo Corrêa e do projeto Tuy IV em reunião com membros da comunidade local

O contrato do Projeto Tuy IV, na Venezuela, no qual a Construtora Camargo Corrêa vem realizando obras de saneamento - como estações de tratamento de água, esgoto e projetos de irrigação nos entornos do rio Tuy -, no Estado de Miranda, prevê um aporte de 2% do valor do empreendimento em obras sociais visando a construção de casas populares para os moradores da região, conforme exige a legislação venezuelana. Além disso, a empresa busca, por meio de sua Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Externa, atender às demandas da comunidade, promovendo ações que buscam o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza.

"Mantemos reuniões mensais com as lideranças comunitárias para atualizá-las sobre o desenvolvimento do Projeto Tuy IV e construir conjuntamente os planos de ação para as demandas sociais", conta Cristina Maciel de Moraes, da Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Externa da Construtora. Além disso, há outros meios de interação entre a comunidade e a obra, como ouvidoria, plantão de atendimento e visitas porta a porta.

A partir de diagnóstico realizado por uma consultoria, estão sendo propostos projetos de geração de renda e apoio a grupos produtivos. "Atualmente, estamos avaliando alternativas associadas à cadeia de construção, como fornecimento de madeira e outros, porém, queremos deixar um legado, com iniciativas para que a população possa se desenvolver sozinha quando a obra terminar", explica João Teixeira Pires, coordenador dos Planos de Desenvolvimento.

"Como tática de estreitamento de relações comunitárias e sustentabilidade, estamos também capacitando os líderes dos conselhos comunais, de forma a terem ferramentas capazes de auxiliar nas problemáticas de suas comunidades, visando um futuro com mais autonomia", relata Marcela Guindani, responsável pela área de Responsabilidade Social e Comunicação de Tuy IV.