Infraestrutura

Ponte de Laguna entra na última fase de construção

Segunda, 02 de Fevereiro de 2015, às 12:03
A Ponte de Laguna (SC) será a terceira maior do País, com cerca de 3 km de extensão A Ponte de Laguna (SC) será a terceira maior do País, com cerca de 3 km de extensão

O Consórcio Ponte de Laguna, liderado pela Camargo Corrêa, entrou na reta final das obras da Ponte de Laguna, em Santa Catarina. No dia 2 de fevereiro, foi concluída a união dos trechos norte e sul, o que marca a fase final do projeto.

Restam apenas 6% dos trabalhos para que a obra seja entregue e a previsão é de que no fim de maio deste ano o tráfego na ponte seja liberado. "Terminamos a concretagem do trecho estaiado, considerado a espinha dorsal do projeto. Nosso objetivo é entregar toda a estrutura de concreto até o final de fevereiro", afirma Gustavo Zanin, gerente da obra.

A Ponte Anita Garibaldi, também conhecida como Ponte de Laguna, é um dos principais projetos de infraestrutura em andamento do Estado e que tem como objetivo desafogar o trânsito no trecho sul da BR-101. Na temporada de verão, a rodovia chega a registrar cerca de 27 mil carros diariamente e filas de até 20 quilômetros.

Além disso, o projeto é um marco para a engenharia brasileira. Esta será a primeira ponte estaiada em curva do país, com quase três quilômetros de extensão. As colunas foram feitas em tempo recorde, com a utilização de aduelas pré-moldadas BERD, inovação tecnológica que reduziu o tempo de construção. O consórcio construtor conquistou cinco certificações, sendo que a última foi concedida recentemente pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini em Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (NBR 16001:2012).