Professores de Pernambuco debatem políticas de educação infantil em evento do ICC

Terça, 08 de Janeiro de 2013, às 17:01
Projeto tem objetivo de sensibilizar para importância de brincar na primeira infância Projeto tem objetivo de sensibilizar para importância de brincar na primeira infância

Cerca de 160 professores de participaram de seminário, que deu início à segunda fase do projeto Tempo de Cuidar e Brincar, do Programa Infância Ideal, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa (ICC). O evento debateu políticas públicas para a educação infantil nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Suape.

Durante o seminário, os educadores foram sensibilizados para a importância de brincar, abrindo espaço para o debate de propostas curriculares e metodológicas que garantam o direito à brincadeira e cuidados a crianças de 0 a 5 anos.

Os debates se basearam nos dados coletados na primeira fase do projeto, que ofereceu um diagnóstico da situação das unidades de educação infantil e creches em Cabo de Santo Agostinho, realizado pelo Instituto Avisa Lá no final de 2011. O levantamento apontou fragilidades na ausência de momentos para o brincar e nos cuidados básicos com a crianças.

Realizado em Cabo do Santo Agostinho pelo Instituto Camargo Corrêa, pela InterCement e pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) da cidade, o evento ocorreu em dezembro e contou com a participação de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Plano Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC).