Instituto Camargo Corrêa

Revista Ideal Comunitário destaca importância do investimento social feito pelas empresas

Terça, 02 de Abril de 2013, às 13:42

image001 gAdriano e outros 4 rapazes aprenderam a dominar agulha e linha e contribuem com os bons resultados da cooperativa. Crédito: Lilo Clareto

 

A revista Ideal Comunitário chega a sua 21ª edição destacando a inclusão de empreendimentos solidários na cadeia de valor de grandes empresas e os esforços de repactuação das alianças com o poder público com os novos prefeitos de 15 municípios. A publicação trimestral do Instituto Camargo Corrêa é distribuída gratuitamente aos profissionais do Grupo Camargo Corrêa, organizações participantes e beneficiários dos projetos, além de outras organizações públicas e privadas ligadas às áreas de atuação do Instituto.

A reportagem de capa desta primeira edição de 2013 destaca a relação entre a Tavex Corporation, empresa têxtil do Grupo Camargo Corrêa, e a CoopAmerican, uma pequena cooperativa de costura de Americana (SP). O envolvimento dos profissionais da empresa no apoio a um grupo produtivo local resultou na criação da CoopAmerican, que atualmente, além de vários outros clientes, fornece uniformes para as unidades da Tavex no Brasil. O caso é um bom exemplo de inclusão de um projeto social na cadeia de valor da empresa.

O papel da parceria entre Terceiro Setor e o poder público municipal como chave para o sucesso das ações em prol do desenvolvimento comunitário é também tema da revista. Ouvido pela revista, o professor Paulo Vicente Alves, da Fundação Dom Cabral, ressaltou que transformar uma ação de investimento social privado em uma política pública é algo positivo, mas que é preciso também cuidado para que a alternância de poder não interfira na manutenção de projetos bem sucedidos. De acordo ele, um caminho para superar este problema é atuar em conjunto com os novos prefeitos e secretários. Neste sentido, o Instituto está realizando reuniões para repactuar as alianças com os novos gestores que assumiram as prefeituras de 15 municípios, em seis estados, onde seus programas estão presentes.

Outra reportagem desta edição mostra a transformação ocorrida nas políticas de atendimento à criança e ao adolescente em Juruti após cinco anos de presença do programa Infância Ideal. O município paraense é o primeiro em que o programa do Instituto voltado à garantia dos direitos da infância e da adolescência cumpre o seu ciclo completo, do diagnóstico e instalação do Comitê de Desenvolvimento Comunitário à conclusão de todos os projetos. Como mostra a reportagem o principal legado das atividades desenvolvidas é o fortalecimento da rede de proteção dos direitos e a apropriação da temática pela comunidade, seguida de um maior compromisso do poder público.

Leia a íntegra da edição 21 de Ideal Comunitário.