Quarta, 05 de Junho de 2013, às 13:49

Cooperativa de Fortaleza inaugura fábrica de pranchas de surfe

Projeto Onda Empreeendedora, parceria do Instituto Camargo Corrêa e BNDES, capacitou surfistas de região de vulnerabilidade social da capital cearense  e viabilizou a construção da unidade

A Cooperativa de Produção para Serviços de Surf (Coopersurf) inaugura oficialmente, em 5 de junho, o Parque Fabril de Pranchas de Surfe na região do Pirambu, em Fortaleza. O nascimento e a formalização da cooperativa, bem como a construção da unidade de produção, fazem parte do projeto Onda Empreeendedora, parceria entre Instituto Camargo Corrêa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Prefeitura de Fortaleza, Construtora Camargo Corrêa, Marquise, Sebrae-CE e o Sistema OCB/Sescoop.

O projeto teve início com o mapeamento de 35 grupos produtivos nas áreas de esporte, cultura, têxtil e educacional que atuam na localidade. O diagnóstico na região de vulnerabilidade social escolheu um grupo de surfistas que atuam no bairro Barra do Ceará para desenvolver um projeto de geração de renda comunitária. Pirambu e Barra do Ceará são áreas beneficiadas pelo projeto Vila do Mar. As obras de reurbanização da orla estão sendo executadas pela Construtora Camargo Corrêa e a Marquise.

O Onda Empreendedora reuniu 21 pequenos fabricantes de pranchas de surfe em uma cooperativa. Adeptos do esporte, os moradores receberam capacitação para o desenvolvimento de atividades relacionadas à cadeia produtiva do surfe. Os parceiros do projeto investiram também na construção de uma unidade de produção, compra de maquinários e equipamentos e formação de capital de giro. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 850 mil.

A unidade de produção, chamada Parque Fabril e Pranchas de Surfe, foi construída em um terreno doado pela Prefeitura de Fortaleza localizado na região do projeto Vila do Mar. A unidade possui 522 m², com espaços projetados especialmente para a fabricação, o ponto de venda (loja da fábrica), a administração, e uma sala para cursos. Além do projeto de geração de renda da Cooperativa, o projeto Onda Empreendedora beneficiará a comunidade com uma escola de surfe e contratações de mão-de-obra local para atuar na fábrica.

Sobre o ICC - O Instituto Camargo Corrêa (ICC) congrega as iniciativas de investimento social corporativo do Grupo Camargo Corrêa. O foco de atuação é o desenvolvimento comunitário, por meio da execução de programas voltados para a primeira infância, educação e geração de renda, prioritariamente nas cidades onde as unidades de negócio do grupo estão presentes.

O projeto Onda Empreendedora é resultado do acordo entre BNDES e ICC assinado com o objetivo de promover o empreendedorismo e a geração de trabalho digno por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de grupos produtivos de todo o Brasil, investindo nas potencialidades locais e nas oportunidades de economia solidária.

Data: 5/06 – quarta-feira
Horário: 14h
Local: Rua Senador Robert Kennedy, esquina com a Avenida do Mar, 20 - Bairro Barra do Ceará