Sexta, 01 de Novembro de 2013, às 11:55

Instituto Camargo Corrêa apoia a realização da Semana do Bebê em 9 municípios brasileiros

Uma semana inteira dedicada a tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. De 4 a 10 de novembro, as cidades de Apiaí (SP), Itaoca (SP), Jacareí (SP), Cubatão (SP), Ijaci (MG), Pedro Leopoldo (MG), Santana do Paraíso (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Fortaleza (CE) articulam poder público, sociedade civil e iniciativa privada para a realização de atividades voltadas à primeira infância.

O tema central da edição 2013 será "Todos juntos pela primeira infância" e visa fortalecer ações trabalhadas ao longo do ano em cada localidade, agregando novos parceiros e sensibilizando um número maior de pessoas. Serão realizadas atividades em equipamentos públicos e privados de oficinas com gestantes, pais, crianças e adolescentes; seminários e palestras para profissionais de saúde, educação e assistência social; "slingadas"; "mamaços"; sessões de cinema com debate; "carrinhada"; e caminhada de bebês, entre outras.

"Queremos colocar a primeira infância no centro das ações e atenções das comunidades e do poder público", diz Francisco Azevedo, diretor-executivo do Instituto Camargo Corrêa (ICC). As nove cidades escolhidas já participam do Programa Infância Ideal, iniciativa do ICC que visa complementar e fortalecer ações desenvolvidas pelo poder público e organizações da sociedade civil em relação ao bebê e à criança pequena em localidades onde as empresas do grupo possuem fábricas.

Em 2013 será o primeiro ano que as cidades recebem a Semana do Bebê, que passa a integrar as ações permanentes do Programa Infância Ideal. O evento conta com o apoio da InterCement e Construtora Camargo Corrêa, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

O Instituto Camargo Corrêa auxiliou na construção do plano de ação para a mobilização e sensibilização das organizações e do poder público de cada município. A iniciativa é inspirada na Semana do Bebê realizada em Canela (RS) desde 2000. Cerca de 200 municípios em todo o Brasil já realizaram o evento, que não segue um calendário fixo.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam.